O projeto Nosso Patrimônio, História Viva” visa a manutenção e preservação dos nossos bens imateriais(Brasão, Bandeira), bem como os materiais buscando junto as autoridades a revitalização dos antigos imóveis, na articulação, na luta para manter essa história viva do nosso município. Em parceria com todos os órgãos interessados em manter esses projetos. Abaixo imagens de alguns desses:Brasão_Oficial_de_Nova_Russas

Brasão

Contendo as cores da bandeira nacional, verde e amarelo, a diagonal vimos a imagem do rio curtume que passa e banha ao meio nossa querida cidade e ao meio, sobre todo o brasão uma rama de algodão, representando uma das maiores riquezas agrícolas que já tivemos em nossa cidade.

banceira

Bandeira

Hoje estamos divulgando nosso querido “pavilhão”, a bandeira de nosso município na forma concebida inicialmente. Ela era composta com 3 capuchos de algodão, com duplo significado. Primeiro, por ser nosso município à época integrado de 3 distritos; Segundo, a representação com algodão, era um reconhecimento aquele que representava tudo em nossa economia, era a forma de como se produziam os recursos capazes de manter nosso povo. Hoje existem muitos outros integrantes do elenco econômico de Nova Russas, como o crochê, que é um produto resultante do algodão,  o comércio bastante movimentado, e uma grande entrada de recursos oriundos do poder público, como a bolsa família, bolsa escola, vale gás e aposentadorias.

Nada disso, contudo, desfigura nossa flâmula pátria, a qual agora se apresenta enriquecida com outros capuchos representantes dos novos distritos. Muito embora já tenham tentado substituir o algodão por outros símbolos, o que de nada adiantou, pois nossas raízes estão assentadas é na agricultura.( Blog Nova Russas em Foco – Gonzaga Mourão).

casa-do-manoel-peixoto

 A residência do Sr. Manuel de Oliveira Peixoto, sede da antiga fazenda Curtume, que deu origem à cidade. Manuel Peixoto foi um grande bem feitor desta terra, por ter doado o terreno para constituição do patrimônio da Capela de Nossa Senhora das Graças. Construída no século passado, esta casa ainda hoje se encontra de pé, desafiando o tempo. Localizada na Rua Quintino Bocaiúva nº 413, com a fachada para o nascente, bem em frente à Teleceará. Pelo seu valor histórico, merecia ser tombada pelo patrimônio público e recuperada, pois se encontra bastante deteriorada.

Obelisco

O Obelisco existente entre a Igreija Matriz e o BNB, construído pelo nosso segundo prefeito Cel. Gregório Martins em comemoração a passagem do centenário da proclamação da República. Esse obelisco é tombado pelo Patrimônio Histórico.

Igreja

Igreja de Nossa Senhora das Graças

O mais belo cartão postal da nossa cidade, em formato de nave encanta a todos que param um minuto do seu tempo para vislumbrar tamanha beleza e encanto.

ARCO DE NOSSA SENHORA

Arco de Nossa Senhora das Graças

Ampliando mais brilho a nossa cidade, nosso Arco de Nossa Senhora das Graças.

ESTAÇÃO FERROVIARIA

Estação Ferroviária

O desenvolvimento e o progresso em nossa cidade, veio muito alavancado pelo transporte ferroviário, deixando na história em quem viveu uma época, onde o único transporte para longas viagem era o mesmo utilizado, hoje estamos na luta de Revitalizar os Imóveis deixados, pela antiga RFFSA, em nossa cidade, no intuito de Construção de um Centro Cultural Estação.

RODOVIARA

Rodoviária

Um palco de grandes indas e vindas dos conterrâneos e seus filhos em busca de sobrevivência e sustentabilidade financeira, palco de grandes abraços de despedidas e saudades, muitos por aqui foram e nunca mais sequer voltaram, outros voltaram com êxito elevando o nome da nossa cidade, onde quer quer passaram, muitos constantemente a utilizam retorno para sentir o cheiro e a energia da sua cidade natal,  outros a utilizam como ganha pão transportando nossos produtos pelo mundo afora. Nossa linda e maravilhosa Rodoviária temos que preservar.

Escola Tecnica

Escola Técnica

Um marco histórico na educação do ceará, fundada a pouco tempo na nossa cidade, a Escola Profissionalizante Manuel Abdias Evangelista, em tempo integral, proporcionando aos jovens novarussense, ensino de qualidade em tempo integral, bem como em sua grade curricular cursos profissionalizantes, deixando apto quem por lá passar para o mercado de trabalho, uma riqueza sem igual, que transformará nossa cidade nas próximas gerações.

Inss

INSS

A construção do nosso próprio prédio do Instituto Nacional de Previdência Social, é também um marco, facilitando a todos o cidadãos o acesso aposentadoria.

Hospital Municipal José Gonçalves Rosa

Hospital

A ânsia pelo um hospital próprio em nossa cidade, se faz necessária, mais durante anos o Hospital Municipal, vem nos auxílio da população no tocante a população de nossa cidade.

camaramunicipal

Câmara Municipal

O palco do legislativo Novarussense, guerra e batalhas psicológicas de interesses mútuos da sociedade moderna, onde são produzidas nossas legislações e todos os interesses de nossa cidade.

Estadio Mourazão

Estádio Municipal(Mourãozão)

Nosso Estádio Municipal famoso Mourazão, onde ocorreram grandes jogos durante toda sua existência, trouxe muitas alegrias e felicidades ao nosso povo, onde passaram vários nomes do Futebol Municipal, retratado nos nossos canais de comunicação através de foto e vídeos.

PrefeituraMunicipal

Prefeitura Municipal

Nosso Prédio Municipal, ainda mantém a arquitetura antiga e deve se manter preservada, nosso principal instrumento de transformação do ser de nossa cidade, mantendo o poder e a força motriz para avançar nossa terra.

Vista de Nova Russas

Nova Russas Vista de Cima

Uma foto aérea retirado da nossa linda cidade. Abaixo você ver nossa Igreja em forma de nave dando destaque a nossa terra.

Açude Farias de Souza Cheio

Açude Farias de Souza Cheio

A principal bacia de abastecimento de água da nossa cidade o famoso Açude das Flores.