GÊNESIS DA ADESN

A Associação para o Desenvolvimento Econômico e Sócio-Cultural de Nova Russas (ADESN), nasceu sob o signo do ideal de um grupo de novarussenses residentes em Fortaleza que, mesmo distante da terra-berço não esqueceram o torrão que os viu nascer, conservando acesa a chama da saudade e do amor às suas origens.

A idéia preliminar da sua fundação surgiu de uma conversa informal que mantive com o Cel Ferdinando Bezerra Lima. Juntamo-nos então aos conterrâneos Dr. José Vitorino de Sousa e Prof. Francisco Jorge de Abreu e iniciamos as diligências para a instalação da entidade.

As primeiras reuniões aconteceram na Associação dos Professores do Ensino Superior do Ceará (APESC), então dirigida pelo professor Jorge Abreu onde, com o seu total apoio, traçamos os planos iniciais para a consecução de nossos objetivos.

Posteriormente, num encontro realizado na aprazível colônia de férias da APESC, na praia de Icaraí, começamos a elaboração dos estatutos e escolhemos os nomes que seriam convidados a formar a primeira diretoria e o corpo social da nova associação.

Eleita a primeira diretoria, a iniciativa imediata da ADESN foi o restabelecimento da Festa do Reencontro, evento que a colônia novarussense em Fortaleza já vinha realizado com pleno êxito. Em seguida passamos a tratar da meta principal: a melhoria do nível político, econômico e sócio-cultural da nossa terra. Para tanto, iniciamos os primeiros passos nessa direção. O relançamento do jornal O PROGRESSO (por mim fundado) seria, a nosso ver, o grande instrumento de mobilização da comunidade em torno de nossas idéias. No editorial do jornal n° 03 (NOSSA VOZ), a ADESN já levanta a primeira bandeira: uma parceria do Colégio Estadual de Nova Russas com a Universidade Vale do Acaraú (UVA), vislumbrando para logo, a instalação de um Campus Avançado em Nova Russas. O apoio decisivo da Prefeitura permitiu que os planos avançassem muito, vez que as demarches para a consecução deste objetivo evoluíram tão satisfatoriamente que partimos logo para a criação do Campus Avançado.

O empreendimento se viabilizou com o estabelecimento de convênio firmado pela Prefeitura Municipal de Nova Russas, na pessoa do Dr. Luiz Acácio de Souza (prefeito de então), com a Universidade, representada pelo Magnífico Reitor Teodoro Soares.

Para o alcance desta vitória contribuiu decisivamente o empenho de nosso conterrâneo Prof. José Vitorino, que à época, era Pro-Reitor da UVA. O objetivo inicial, de pleno êxito, teve continuidade graças à inestimável contribuição da Prefeita atual, Sra. Iraneide Veras Rosa, o que tem permitido a continuação do convênio, com o maior incremento das atividades do “campus”, mediante a criação de novos cursos. Para gáudio nosso, somos considerado o melhor campus dentre todos os que a UVA mantém no Estado, segundo abalizadas avaliações.

Outra bandeira levantada pela ADESN (editorial de O PROGRESSO n°5 – O RIO QUE CLAMA POR SOCORRO), foi a cobrança feita à municipalidade no sentido de que se iniciasse sem perda de tempo a elaboração de um Plano Diretor para Nova Russas. Para satisfação de todos nós, temos conhecimento de que já está em curso o plano diretor da cidade, em fase preliminar. Essa é uma fase muito importante porque, obrigatoriamente, terá de envolver todos os segmentos da sociedade, sobre os quais pesa, com suas participações, as definições que balizarão os destinos da cidade de Nova Russas.

E assim continuamos a cultivar os objetivos da ADESN, aglutinando o pensamento e promovendo o debate sobre os assuntos que dizem respeito ao progresso da terra-berço.

Continuaremos perseguindo tenazmente outras metas, confortados com o sabor das vitórias já alcançadas e com o mesmo ardor e fé que nos motivaram as primeiras conquistas. Com o mesmo afã manteremos o embate em busca da consecução de outros anseios, partindo doravante para a instalação da CASA DO ESTUDANTE NOVARUSSENSE, permitindo á juventude da terra o abrigo em Fortaleza, quando dos deslocamentos em busca da continuidade da realização de seus objetivos de progresso.

Após a Festa do Reencontro em Nova Russas a ADESN terá alcançado a sua meta, que é o fortalecimento e o estreitamento de laços que nos unem, para que possamos mais facilmente trabalhar pela terra.

Fonte: Revista NOVA RUSSAS – Edição Comemorativa de Janeiro de 2000.

Autor: Dr. Francisco Gomes de Moura

A ADESN vem ao longo do tempo integrando e fortalecendo os laços novarussenses, na luta pelo desenvolvimento social, fortalecimento do terceiro setor em nossa cidade, bem como sua profissionalização e neste biênio 2017/2018 iremos ampliar nossa atuação no processo educacional de crianças e jovens para o controle social em nossa cidade.

Contamos com apoio e colaboração e todos!!!