união-terra

O projeto “Passo a Passo pra Cidadania Proativa” foi criado no intuito de disponibilidade a líderes comunitários, autoridades, um passo a passo, de projetos já existentes e em funcionamento no âmbito nacional, estadual e municipal, bem como prontos e disponibilizados em PDF, para serem executados em nossos município, criando uma grande número de idéias e ações. Qualquer amigo pode participar e nos ajudar, criamos esse canal para que possam enviar sugestões de idéias, programas e projetos para que possamos executar juntos.

Eu visto a camisa da minha Comunidade!!!!!!

Eu faço, Eu posso mudar minha realidade!!!!! 

Sua participação é muito importante!!!!!!

Segue abaixo links de vídeos de orientação para nossa missão de explicar como ser um cidadão proativo, juntos somos mais fortes.

O que é cidadania?

Em Veredinha: Comunidade se reúne para resolver problema em comum.

Comunidade se reúne para reformar rua em Olinda.

Jornalismo – O desafio para preservar o patrimônio histórico e artístico no Brasil.

Comunidade se reúne para tratar do tombamento do Centro Histórico.

Vídeo institucional dos Conselhos Comunitários de Defesa Social – CCDS/SSPDS-CE.

Comunidade se reúne a fim de minimizar a insegurança pública.

O que é ser um cidadão pro ativo?

Comunidade se reúne para dar cor e vida à praça no Jd. Jangadeiro.

A importância de participar de associações.

Associação Comercial – Nossa força vem da união.

Nova Russas, a terra do crochê.

Grupo de artesanato se reúne semanalmente no Poço Grande.

O Que é Um Projeto?

Comunidade Musical – Projeto Social oferece aulas de música para crianças e adolescentes em Atibaia.

O Que é Agricultura Familiar?

A experiência da comunidade de Tingui.

O que é reciclagem?

Triagem e reciclagem de lixo na Vila Pinto, Porto Alegre/RS.

AGRICULTURA

Plano de Combate à Pobreza – Projeto São José

Líder Comunitário ou Vereador: Deve primeiramente, reunir sua localidade e ver a dificuldade da questão de água na sua região, abastecimento de água no caso da nossa cidade, que está sofrendo com a estiagem, buscar junto a prefeitura municipal apoio para suas reivindicações, realizar uma audiência pública na Câmara Municipal, em busca principalmente de apoio técnico de pessoas capacitadas que possam contribuir na elaboração de um projeto e preenchimento dos formulários disponibilizados no site e editais do Governo do Estado do Ceará, não conseguindo apoio nesse caso, deve buscar o sindicato dos agricultores familiares, ou em último caso unir a comunidade para juntos possam solucionar o problema, buscar também o Instituto Agropólos,  realização de rifas, bingos em prol de arrecadação de recursos.

Clique no link para maiores informações do projeto: Projeto São José

Projeto de fortalecimento da infraestrutura básica e da organização da agricultura familiar, com implantação de sistema de abastecimento de água, melhorias sanitárias e mecanização agrícola das comunidades rurais, focando no desenvolvimento sustentável. Além disso, atua no financiamento de projetos com foco nas Cadeias Produtivas Prioritárias e Emergentes.

Objetivo: Contribuir para elevar a qualidade de vida e gerar emprego e renda para a população carente  do interior, financiando obras de infraestrutura  e social. Os investimentos são realizados a partir de demandas selecionadas pela própria comunidade, que elege suas prioridades, participa de todas as fases do Subprojeto desde sua elaboração e se responsabilizando pela sua execução. A demanda uma vez selecionada passa pelo Conselho  Municipal de Desenvolvimento Sustentável – CMDS. Posteriormente  as Associações  providenciam a elaboração do Subprojeto que passará por uma análise técnica  por parte do Órgão Coparticipante, que encaminhará à SDA para a liberação dos recursos , através de  convênios firmados com as Associações beneficiadas.

Público alvo: O Projeto São José tem como público-alvo os grupos mais carentes, organizados por interesses comuns e representados por suas entidades, associativas devidamente legalizadas. São grupos formados por pequenos produtores rurais, pescadores, artesãos , donas de casa, jovens, etc. O Projeto São José  tem atuação em 177 municípios priorizando os grupos sociais mais carentes.

Programa Cisternas de Placas

Líder Comunitário ou Vereador: Deve primeiramente, reunir sua localidade e ver a dificuldade da questão de água na sua região, abastecimento de água no caso da nossa cidade, que está sofrendo com a estiagem, buscar junto a prefeitura municipal apoio para suas reivindicações, realizar uma audiência pública na Câmara Municipal, em busca principalmente de apoio técnico de pessoas capacitadas que possam contribuir na elaboração de um projeto e preenchimento dos formulários disponibilizados no site e editais do Governo do Estado do Ceará, não conseguindo apoio nesse caso, deve buscar o sindicato dos agricultores familiares, ou em último caso unir a comunidade para juntos possam solucionar o problema, buscar também o Instituto Agropólos,  realização de rifas, bingos em prol de arrecadação de recursos.

Clique no link para maiores informações do projeto: Programas Cisternas de Placas

No intuito de minimizar os danos sociais causados pela falta de recursos hídricos na região do semiárido implantou o Programa de Cisternas de Placas. Iniciativa que vai melhorar o acesso a água para a população de baixa renda, fortalecendo a convivência com o semiárido e garantido melhor qualidade de vida.

Objetivo: Beneficiar famílias de baixa renda com dificuldade de acesso à água, através da  construção de cisternas de placas. Assim, contribuir  para a segurança alimentar e nutricional de crianças e adolescentes com a construção de 28 cisternas escolares em escolas públicas, bem como proporcionar capacitação e formação para a convivência com o semiárido. Também melhorar a capacidade hídrica através da captação da água da chuva, promover a educação da população em questões de saúde, higiene, ecologia e cidadania através do trabalho nas escolas e de agentes de saúde. Além de reduzir a incidência de contração de doenças de veiculação hídrica, formando e capacitando para a   convivência sustentável com o semiárido.

Público alvo: Famílias de baixa renda que não dispõem de fonte de água com boa qualidade ou meio adequado de armazená-la para suprir as suas necessidades. Famílias que sejam enquadradas nos critérios de elegibilidade do Programa Bolsa Família, do Governo Federal. As prioridades são comunidades atendidas por Carros Pipa, comunidades indígenas, assentamentos de reforma agrária estadual e comunidades quilombolas.

CIDADANIA E JUSTIÇA

Governo Federal

Ações,Programa, Projetos: 

1-Bolsa Família

 Transferência de Rendas para Famílias Carentes.

Líder Comunitário: deve fazer o levantamento de famílias carentes da sua comunidade, fazendo o cadastro dos mesmos na Secretaria de Assistência Social do seu município e fiscalizar quem são os reais beneficiários.

Vereador: deve fiscalizar a lista dos beneficiários do programa, bem como procurar adicionar mais famílias no programa.

2-Pronatec

 O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), foi criado em 2011 para expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio e de cursos de formação inicial e continuada, de qualificação profissional presencial e a distância.

Líder Comunitário: deve fazer o levantamento de jovens da sua comunidade, procurando ver a demanda e cursos de capacitações importantes para serem ofertados e formando turmas e solicitando na Secretaria de Assistência Social. Ver junto ao comércio local a possibilidade de absorver esses jovens capacitados.

Vereador: Mapear no Município a quantidade de jovens carentes, formando turmas afim de formar esses jovens para conseguirem uma profissão ou um emprego digno, bem como fiscalizar todas as etapas do programa.Ver junto ao comércio local a possibilidade de absorver esses jovens capacitados.

Clique no link para Informações do projeto: PRONATEC

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Governo Federal

Ações,Programa, Projetos: 

3-Ciência sem Fronteiras

O programa Ciência sem Fronteiras promove a consolidação, a expansão e a internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. É implementado em parceria pelos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação e da Educação.

Com a meta de oferecer 101 mil bolsas de estudos no exterior até 2014, o Ciência sem Fronteiras mantém intercâmbio com 35 países.

Líder Comunitário ou Vereador: deve fazer o levantamento de  jovens e cidadãos da sua comunidade, afim de cadastra-los nesse sistema de bolsas estrangeiras. Incentivando os jovens a desenvolver novas projetos na área de ciências e tecnologias.

Clique no link para informações acesse o site: Ciência sem Fronteira

4-PROUNI

O Programa Universidade para Todos (ProUni), criado em 2004, oferece bolsas de estudos em instituições particulares de educação superior a estudantes egressos do ensino médio da rede pública. Também são atendidos bolsistas integrais oriundos da rede particular. Para a bolsa integral, o candidato precisa comprovar renda bruta familiar, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo. Para a bolsa parcial, de até três salários mínimos. Estão dispensados dos requisitos de renda os professores em efetivo exercício do magistério da educação básica, integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública. Eles concorrem exclusivamente a bolsas para cursos de licenciatura.

Vereador ou Líder Comunitário: deve fazer o levantamento de  jovens e cidadãos da sua comunidade, afim de engajar os mesmos nesse programa.

Clique no link para informações acesse o site: PROUNI

5-Fábrica de Software e Aplicativos

Criação de uma fábrica de software e aplicativos, utilizando os alunos da Escola Profissionalizante.

Vereador ou Líder Comunitário: Reunir-se junto a atual diretoria da Escola Profissionalizante para ver a viabilidade desse projeto.

CULTURA

6-Academia Novarussense de Letras

 Ânsia da Sociedade Novarussense. Fortalecimento da Leitura e união para o estímulo a novos escritores.

Vereador ou Líder Comunitário: Fazer um levantamento de todos os escritores da cidade com publicação, no intuito de unir essa categoria para criação da dessa instituição, onde a mesma, irá fortalecer e incentivar a leitura e a formação de novos escritores no nosso município.

7-Artesanato

 Cursos na área de artesanato afim de capacitar pessoas para gerar renda para famílias carentes.

Vereador ou Líder Comunitário: Fazer um levantamento de todos os tipos de artesanatos, existente em nosso município e ampliar a realização de multiplicar esse conhecimento através de cursos, para outros cidadãos interessados.

8-Festa de Reencontro

Projeto da ADESN. Festa de União dos conterrâneos.

Vereador ou Líder Comunitário, ou Novarussense residente em outro estado ou país:  Deve procurar fazer um levantamento de novarussense na sua cidade e procurar desenvolver atividades que unam e integrem os conterrâneos, afim de fortalecer os laços e amizade e companheirismo. 

9-Festival de Quadrilha

 Elaboração de projeto de festival junto a SECULT(Secretária de Cultura do Estado do Ceará).

Vereador ou Líder Comunitário:  Levantamento de todos as quadrilhas existentes no município, elaborar um projeto junto a SECULT, para realização desse festival envolvendo todas as quadrilhas participantes no município.

10-Crochê

 Vereador ou Líder Comunitário: Deve realizar reuniões junto as duas Associações existentes ASCROM e ARTCRON, encontrando resistente das mesmas em crescer e progredir, deve seguir com a criação de uma nova Cooperativa, realizar curso afim de melhorar a qualidade, criação de um site para capacitação e  vendas online e por últim,  Participação em Feiras Nacionais e Internacionais.

11-Pontinhos de Cultura

Fonte: Associação Monte Azul(São Paulo)

40 participantes entre 4 e 14 anos

Recursos Financeiros utilizados: doações

Recursos humanos envolvidos: 2 educadores de rua.

Estratégias utilizadas em todas as etapas do plano

  1. Objetivo: oferecer atividades recreativas e culturais para crianças e adolescentes nas comunidades entre 17:00 e 20:00 horas evitando assim a exposição dos mesmos ao trafico de drogas.

As atividades aconteceram diariamente com brincadeiras populares, jogos esportivas, musica etc. reunindo crianças e adolescentes de 5 à 14 anos, melhorando o ambiente nas praças da cidade e tirando as crianças da frente da TV.

  1. Objetivo: promover festas culturais na comunidade.

12-Revista Histórica

Vereador ou Líder Comunitário: Baseado na revista antiga convidar vários cidadãos da nossa cidade afim de atualizar a história da mesmas em todos os setores política, saúde, educação, patrimônio histórico e outros.

13-Revitalização da Estação Ferroviária

 Ânsia dos Novarussenses, que viveram a época do transporte ferroviário.

Vereador ou Líder Comunitário: Deve procurar junto ao próximo prefeito, a sensibilização do mesmo para que restaure os imóveis velhos da estação e transforme em um espaço cultural, com bem muito iluminado, afim realizar várias modalidades culturais, cursos de danças, idiomas, informatica, pintura, teatro, música, artesanato enfim tudo que eleve e transforme a alma dos nossos cidadãos.

DEFESA E SEGURANÇA

ECONOMIA E EMPREGO

14-Fusaca da ADESN

 Projeto da Professora Rosilene e Mira Torres. Feira de Exposição do Pequeno Empreendedor.

Vereador ou Líder Comunitário:  Deve junto ao CDL, sala do empreendedor buscar os cadastros dos empreendedores individuais, para participar da feira de exposição, ocorrerá no primeiro sábado de todo mês, na praça da COHAB, deve colocar uma atração musical afim de atrair mais clientela para feira. Obs: Arranjar as barracas com algum parceiro da cidade.

EDUCAÇÃO

15-Alcance

Projeto de Preparação para ENEM, ministrado pela Assembléia Legislativa do Estado do Ceará, hoje está expandindo para o interior do estado. Temos grande interesse em implantar em Nova Russas.

Vereador ou Líder Comunitário: 

 Escola Profissionalizante de Nova Russas – Reunir-se com a atual diretoria da Escola Profissionalizante de Nova Russas afim de implantar o mesmo no auditório.

Escola Estadual Olegário Abreu Memória – Reunir-se com a atual diretoria para ver a viabilidade de implantação do projeto numa sala ou auditório do colégio.

Escola Estadual Alfredo Gomes – Reunir-se com a atual diretoria para ver a viabilidade de implantação do projeto numa sala ou auditório do colégio.

Importante: Ir na sede do projeto no ANEXO II da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará, para ver os detalhes de implantação do projeto.

16-Casa do Estudante

 Alugar uma Casa em Fortaleza, ou em outra cidade para Jovens Carentes, que não possam pagar, servindo de moradia para os mesmos, ficar no período de curso, graduação, pós-graduação.

Vereador ou Líder Comunitário: Fazer o levantamento dos custo dessa casa em Fortaleza, elaborar um esboço e buscar parceria para elaboração do mesmo, ao conseguir os recursos de aluguel da casa, beliches, material de cozinha, reformas dos quartos e outros. Criar regras de acesso a esse benefício, junto as escolas de 2º grau selecionar por nota, idade e outros critérios.

17-Idiomas

 Cursos de Idiomas(Inglês, Espanhol, Francês e outros) para jovens e adolescentes carentes que não tenham condição de pagar.

Vereador ou Líder Comunitário: Realizar Curso Anual de Línguas, pedir o cadastro dos melhores alunos das escolas e contempla-los todo ano com um curso de alguma língua estrangeira. 1º Passo: Buscar quais professores de lingua estrangeira existe no município, se já existe curso de línguas e buscar parceria para realizar esses cursos junto aos jovens, acompanhando todo o trâmite, com isso teremos mais jovens capacitados em outras línguas, possibilitando no futuro uma integração e inserção do comércio novarussense na economia mundial.

Liderança Humanitária

 Curso de Liderança Humanizada, articular um curso de capacitação de novas lideranças, voltado para sensibilização do regime de cooperação nas comunidades.

Vereador ou Líder Comunitário: Realizar Curso Anual de novas lideranças, incluindo jovens de faixa etária de 14 aos 18 anos para atuar no município como gerardor de novas idéias, bem como trabalhar no controle fiscal e social do município, auxiliando no processo de gestão.

ESPORTE

Gincanas 

– Eventos de Integração e união dos moradores e cidadãos.

Vereador ou Líder Comunitário: Realizar anualmente ações que integrem os cidadãos, desenvolvendo nos mesmos o espírito de participação, cooperação mútua.

Futebol Contra Fome !!!

– Projeto de um grupo de amigos Novarussenses que moram em fortaleza ou outros estados para fortalecimento dos laços em nossa cidade.

Vereador ou Líder Comunitário: Realizar uma programação de jogos beneficentes anuais no fim de ano no estádio mourazão, bem como convidar os conterrâneos que moram em outros estados para participar, para reencontro de amigos.

INFRAESTRUTURA

MEIO AMBIENTE

Fábrica de Vassouras – Construção de uma Fábrica de Vassouras de Reciclagem de Garrafas Pet’s, empregando pessoas pessoas na comunidade.

Projeto Fábrica de Vassouras com Garrafas Pet

Vereador ou Líder Comunitário: Realizar uma reunião com associação interessada em implantar tal projeto acima, realizar um estudo e parceria com coleta das garrafas em restaurantes ou churrascaria, após fabricação das vassouras, pedir a inserção de tais vassouras no mercado novarussense e prefeitura municipal para uso e limpeza da cidade com material reciclado e produzido genuínamente em nossa cidade. Bem como empregar pessoas na produção e venda das mesmas.

SAÚDE

Idoso –  Construção de um lar do idoso, para cuidar de pessoas com idade avançada.

TURISMO

CONAB

Pedido de Doação de Alimentos – Aquisição de Alimentos para Famílias Carentes junto a CONAB.

PAA – Programa de Aquisição de Alimentos, onde a CONAB compra dos agricultores familiares e doa, repassa para outras instituições.